top of page
background_FORLEI_Prancheta 1.png
background_FORLEI_Prancheta 1.png

Programa de Formação de Agentes Leitores será lançado na Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu

  • 24 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de abr.

Fazer acontecer iniciativas que podem mudar a realidade educacional, cultural e literária da Bahia é o propósito do DIVERSIFICA/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade Livre do Brasil (Unilivre-BR), que apresentará sua proposta de promoção da leitura, da literatura e da cultura do livro. No próximo sábado, 25 de maio, às 9h, a Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu, será palco do lançamento do Programa de Formação de Agentes Leitores, o FALei, com sua proposta de trazer a tecnologia como mola propulsora para tornar a leitura uma atividade atraente e estimulante para os estudantes do recôncavo baiano.


O FALei consiste em formar professores (Agentes Leitores) como agentes formadores de jovens leitores autônomos e competentes, integrando-os aos maiores eventos literários do Estado da Bahia. Em parceria com os municípios, o foco inicial estará nos alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio.


Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes o projeto, conhecer o site oficial (www.falei.net.br) e entender como o Movimento JOLEI (Jovens Leitores) vai multiplicar a atuação dos agentes leitores no universo virtual para todas as comunidades. O Movimento JOLEI se destaca por sua abordagem interativa e participativa, que incentiva os jovens a serem multiplicadores da leitura entre amigos, familiares e em suas redes sociais.


"A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação social. Com o FALEI, queremos criar uma geração de leitores apaixonados, que vejam nos livros uma fonte inesgotável de conhecimento e prazer," afirma o professor Paulo Gabriel Nacif, coordenador do DIVERSIFICA/UFRB, que convida todos para conhecer o Programa de Formação de Agentes Leitores e participar do movimento. “Seja um Jovem Leitor, seja um JOLei!”.


O lançamento contará com a presença de autoridades locais, educadores e amantes da literatura, que participarão de uma série de atividades e palestras da Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu.





O FALei: Tecnologia e Inovação como Pilar


A primeira etapa do FALEI consiste na formação dos professores, que serão capacitados para se tornarem agentes leitores. Os educadores participarão de workshops, seminários e atividades práticas focadas no uso de ferramentas digitais, plataformas on-line e recursos multimídia para tornar o ensino da leitura mais dinâmico e envolvente. Após a formação, os professores implementarão as novas práticas pedagógicas nas escolas, incentivando a integração de atividades literárias no currículo escolar. As tecnologias introduzidas durante a formação permitirão aos professores desenvolver projetos de leitura personalizados, adaptados às necessidades e interesses dos alunos.


Uma das grandes inovações do FALEI é o uso integrado de tecnologias digitais no processo de ensino, de criação e produção literária e de leitura. Ferramentas interativas, plataformas on-line e recursos multimídia são incorporados à formação dos professores, permitindo que eles implementem novas estratégias pedagógicas em sala de aula. "Nosso objetivo é tornar a leitura mais acessível e interessante para os jovens, usando a tecnologia para captar sua atenção e estimular seu interesse”, explica Amanda Almeida, coordenadora do projeto.


A culminância do projeto acontecerá nos eventos literários dos municípios participantes, quando serão apresentados pelos alunos os trabalhos desenvolvidos na implementação do FALei, promovendo a interação entre estudantes, professores e a comunidade.


Movimento Virtual JOLEI


Outro destaque é o Movimento JOLEI (Jovens Leitores): uma comunidade virtual que visa dinamizar a promoção da leitura entre os internautas. O JOLEI incentiva professores e estudantes a serem multiplicadores da leitura, compartilhando suas experiências literárias com amigos, familiares e através da plataforma www.falei.net.br, criando uma rede de apoio e motivação, onde os jovens leitores podem trocar recomendações de livros e participar de desafios literários online, por exemplo. Para Amanda, essa iniciativa não apenas fortalece o hábito da leitura, mas também cria uma rede de apoio e motivação entre os jovens. Com o JOLEI, queremos que a paixão pela leitura se espalhe, impactando positivamente toda a comunidade.


Serviço:

O quê: Lançamento do Programa de Formação de Agentes Leitores - FALei

Quando: Sábado, 25 de maio, às 9h

Onde: Feira Literária de Cabaceiras do Paraguaçu, BA


Comments


bottom of page