Cabaceiras do Paraguaçu recebe Formação de Agentes Leitores e fortalece a leitura e a literatura no município
- Funpress Comunicação Integrada
- 15 de mar.
- 2 min de leitura

Com o objetivo de transformar a leitura em uma ferramenta de empoderamento e desenvolvimento educacional, aconteceu de 12 a 15 de março, no Parque Histórico Castro Alves, a formação do Projeto de Formação de Agentes Leitores (FALei) para professores da rede municipal de ensino de Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo da Bahia. Os professores participaram de atividades práticas, dinâmicas interativas e discussões sobre metodologias inovadoras para o incentivo à leitura, com destaque para as questões socioemocionais e de inclusão.
O projeto FALei, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pela Universidade Livre do Brasil (Unilivre), busca capacitar educadores para se tornarem agentes multiplicadores da leitura, da literatura e da cultura do livro nas escolas da Bahia, utilizando as novas tecnologias para estimular o interesse dos jovens na formação de leitores críticos e engajados. A formação com carga horária de 20 horas, contemplou 20 professores da rede municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, da Trilha de Conhecimento de Língua Portuguesa, para atuarem nas escolas com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o coordenador-geral do projeto, Paulo Gabriel Nacif, essa iniciativa é um marco na educação artístico-literária se entrelaçando com o movimento de eventos literários da Bahia, ampliando as possibilidades com o uso de novas tecnologias para o fortalecimento desse movimento nos municípios. "A leitura é um dos pilares para a formação cidadã e crítica, e o FALei tem o diferencial de incluir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem para que a leitura se torne parte essencial da vida dos estudantes, incentivando não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento social e cultural das nossas crianças, jovens e adultos".

A secretária da Educação do município, Taliane Santana, acredita que os professores saem com compromisso firmado de fomentar, ainda mais, a leitura como caminho para transformação social e educacional, já que as escolas de Cabaceiras do Paraguaçu respiram literatura, principalmente a história e as obras do Poeta Castro Alves.
Paralelamente à formação dos professores, aconteceu na tarde do dia 12, o minicurso FALei Pocket, voltado para gestores das escolas municipais e equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cabaceiras do Paraguaçu. A atividade teve como objetivo apresentar as bases do projeto e demonstrar como a leitura pode ser incorporada de maneira estratégica ao planejamento pedagógico das instituições de ensino para o ano letivo de 2025.
Com uma abordagem dinâmica e interativa, o minicurso motivou os gestores a se tornarem aliados no fortalecimento da cultura leitora dentro das escolas, assegurando que a formação dos professores tenha reflexo direto na prática escolar e no engajamento dos estudantes.

A formação em Cabaceiras do Paraguaçu conclui a primeira etapa do Projeto Falei que transforma os professores em Agentes Leitores. Até o mês de agosto, quando está previsto acontecer a Feira Literária (Flipar), os Agentes Leitores consolidarão os conhecimentos adquiridos com os estudantes, culminando com a apresentação dos trabalhos na programação do respectivo evento literário.
Assessoria de Imprensa do Projeto de Formação de Agentes Leitores - FALei
Amanda Almeida (71) 99192-9299
Funpress Comunicação Integrada
Comments